Serviço de Gestão da Qualidade inicia atividades visando o Nível 3 de Acreditação

No dia 10 de maio deste ano o Hospital do Coração de Sobral recebeu o certificado de acreditação ONA nível 2, Acreditado Pleno – além de atender aos critérios de segurança, a unidade apresenta uma gestão integrada dos processos, promovendo ações de melhorias entre os serviços. Na última terça-feira (19/07) o serviço de Gestão da Qualidade reuniu todos os gestores da Instituição para elaboração de novos planos de ação dos requisitos de nível 3 do novo Manual Brasileiro de Acreditação.


Reunião marca o encerramento das auditorias do Programa 5S do Hospital do Coração de Sobral

A reunião de encerramento das auditorias do Programa 5S do Hospital do Coração de Sobral foi realizada na última quarta-feira (20/07) no Auditório da unidade. O encontro contou com a participação do cooordenador do serviço de Gestão da Qualidade da unidade, Kairo Cardoso e dos auditores internos que participaram de mais uma edição do programa.

As auditorias foram realizadas de 6 a 8 de julho nos serviços da unidade e corporativos. Durante três dias os auditores avaliaram a evolução dos serviços em relação ao ano anterior com base em um check-list. A ferramenta também avaliou requisitos, tais como: utilização de materiais, descarte de resíduos, identificação de objetos, quadros de informativos, higienização, condições de trabalho, comprometimento com a identidade institucional e uso consciente de recursos.


Campanha de doação de sangue promovida pelo Hospital do Coração de Sobral em parceria com o Hemoce pode beneficiar mais de 200 pessoas

Uma única doação pode salvar até quatro vidas.

O Hospital do Coração de Sobral em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), promoveu no dia 18 de julho mais uma campanha solidária de doação de sangue na Instituição. A ação envolveu profissionais da unidade e arrecadou 59 bolsas de sangue que beneficiarão 236 pessoas. Com uma bolsa de sangue é possível salvar até quatro vidas, visto que o sangue doado pode ser dividido em diferentes componentes como hemácias e plasmas, por exemplo.

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passaram por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação. A campanha também é uma forma de fortalecer a parceria do Hemoce com a Agência Transfusional, visto que a unidade hospitalar realiza por mês, cerca de 30 transfusões em pacientes internados, na maioria das vezes, em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Além de ser um ato de amor e generosidade ao próximo, ao fazer esse gesto o doador pode dar esperança de vida e de saúde para quem mais precisa. É uma ação muito importante e necessária, pois os hospitais onde são tratados todos os tipos de pacientes necessitam de sangue disponível em qualidade e quantidade adequada”, explicou o coordenador da Agência Transfusional, Aristides Siqueira. 


Hospital do Coração de Sobral recebeu a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal, visitou o Hospital do Coração de Sobral neste domingo (17/07). Em procissão e oração, fiéis pediram saúde e proteção para os pacientes internados na Instituição.

Com o tema “Santa Maria, mãe da Eucaristia” a programação da peregrinação promovida pela Diocese de Sobral teve início no dia 16 de julho com a chegada da santa ao município de Sobral após 69 anos de sua última visita. A imagem deve passar por várias paróquias antes do encerramento da programação, marcado para o dia 24 de julho.


Paciente presenteia profissionais do Hospital do Coração de Sobral com Bíblia Sagrada

Os pacientes que procuram o Hospital do Coração de Sobral encontram na Instituição um tratamento de qualidade e assistência humanizada. Na última semana um paciente em tratamento cardiológico internado na Enfermaria Convênios presenteou profissionais de saúde da Instituição com livros da bíblia sagrada. De acordo com o próprio paciente, essa foi a forma para agradecer o cuidado e reconhecer todos os profissionais da unidade que de alguma maneira contribuíram para a sua recuperação. Os livros foram distribuídos também para serviços do hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral.


Plantão Administrativo do Hospital do Coração de Sobral se reúne para alinhamento de processos

Nesta quinta-feira (14/07) enfermeiros do Plantão Administrativo do Hospital do Coração de Sobral participaram de uma reunião na Diretoria de Enfermagem da Instituição para alinhamento de processos.

O plantão administrativo supervisiona, verifica, intervém e acompanha os processos gerenciais e assistenciais, exercendo a função em finais de semana e feriados. Os profissionais são aliados para resolução de situações administrativas que possam interferir no andamento dos serviços.

“Eles garantem a qualidade no atendimento, o bom funcionamento dos serviços prestados à população, dando apoio à equipe técnica”, explicou Marta Matos, enfermeira ferista da Direção de Enfermagem.


Unidade de Internação do Hospital do Coração de Sobral comemora aniversário de pacientes internados

Visando tornar o processo de tratamento e recuperação dos seus pacientes cada vez mais humanizado, profissionais da Unidade de Internação SUS do Hospital do Coração de Sobral comemoraram o aniversário de dois pacientes internados nesta sexta-feira (15/07). A ação distribuiu frutas em formato de bolo e reuniu a equipe assistencial que desejou felicitações aos aniversariantes José Júlio Filho e Maria das Dores Fernandes Batista.

“Sabemos que períodos de internação afetam o humor e comportamento de qualquer tipo de pessoa, da criança ao idoso. A equipe assistencial busca maneiras de amenizar, de minimizar os efeitos negativos (porém necessários) da internação hospitalar. É onde se mostra importante o tratamento humanizado. Esse tratamento visa resgatar, durante a internação, atitudes que têm valor para o paciente e que o faça se sentir motivado”, destacou o coordenador da Unidade de Internação, Aristides Siqueira.


Hospital do Coração de Sobral promove Auditoria do Programa 5S

O programa 5S é uma metodologia aplicada para a melhora da qualidade no ambiente de trabalho através da organização, limpeza e conduta das pessoas de forma estruturada e de fácil execução. O programa foi instituído no Hospital do Coração de Sobral no ano de 2021 e se estendeu também a alguns serviços da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. De 6 a 8 de julho, os serviços das instituições passaram pela segunda Auditoria Interna do Programa.

A abertura da Auditoria reuniu diretores, coordenadores dos serviços e auditores internos no Auditório do Hospital do Coração de Sobral. Durante três dias os auditores avaliaram a evolução dos serviços em relação ao ano anterior com base em um check-list. A ferramenta também avaliou requisitos, tais como: utilização de materiais, descarte de resíduos, identificação de objetos, quadros de informativos, higienização, condições de trabalho, comprometimento com a identidade institucional e uso consciente de recursos. A reunião de encerramento será realizada na próxima quarta-feira (20/07).

“O programa promove mudanças positivas de comportamento no ambiente, enfatiza o respeito ao próximo e ao local de trabalho e, por outro lado, demonstra também que a instituição se preocupa com seus colaboradores”, destacou o coordenador da Gestão da Qualidade, Kairo Cardoso.


Metodologia sobre riscos assistenciais aplicada no Hospital do Coração de Sobral é destaque em revista internacional

Mais uma ação de melhoria aplicada no Hospital do Coração de Sobral foi destaque em uma revista científica. No mês de junho o artigo científico “Escape Room: Metodologia educativa sobre riscos assistenciais no ambiente hospitalar” foi publicado naInternational Journal of Development Research – periódico internacional.

A ação foi realizada em abril de 2021 e teve como objetivo trabalhar a identificação dos riscos assistenciais com foco na melhoria contínua e no aperfeiçoamento da qualidade do cuidado prestado na unidade. Para isso foi realizada uma Educação Permanente com profissionais de enfermagem dos setores Unidade Coronariana (UCO), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Enfermaria da instituição. O momento possibilitou a aprendizagem prática dos colaboradores de forma lúdica.

“A metodologia é uma simulação realística de um leito de terapia intensiva no qual um paciente fictício encontra-se exposto a diversos riscos relacionados à segurança do paciente e os profissionais devem identificá-los e propor estratégias de mitigação”, destaca o resumo do artigo.


Colaboradores são homenageados após elogios de pacientes no SAC

Colaboradores dos serviços de Ambulatório, Hemodinâmica, Gestão de Leitos e Nutrição do Hospital do Coração de Sobral foram homenageados durante o mês de junho pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) após serem elogiados por pacientes na Pesquisa de Satisfação da Instituição. O momento foi realizado após a apresentação dos serviços durante a reunião matinal.

SAC
O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) tem como objetivo atender aos clientes, ouvindo suas demandas e buscando soluções, contribuindo, assim, para a relação do cliente com a instituição, através de sugestões, críticas e elogios, advindos de manifestações ativas ou passivas, apresentando os resultados dessas pesquisas, com o objetivo de garantir a satisfação dos usuários do serviço.

Todos os clientes do Hospital do Coração poderão dar opiniões no SAC através dos telefones, e-mail e de forma presencial no setor que está localizado ao lado da Recepção da unidade.

Mais informações:
Telefone: (88) 3677-8505 | WhatsApp: (88) 9.9243-1391
E-mail: sachc@stacasa.com.br
Responda a Pesquisa de Satisfação: bit.ly/3vM2K6S