Setembro Vermelho alerta sobre cardiopatias e obesidade; Hospital do Coração de Sobral promove ações de conscientização sobre as doenças

O mês de setembro é o escolhido para realizar ações de conscientização sobre as doenças cardiovasculares, pois no dia 29 é celebrado o Dia Mundial do Coração. A campanha “Setembro Vermelho” busca conscientizar sobre os riscos e como prevenir as cardiopatias. Uma estimativa do Ministério da Saúde aponta que as doenças cardiovasculares devem aumentar óbitos em até 250% até 2040.

O Hospital do Coração de Sobral – Padre José Linhares Ponte referência em atendimento cardiológico para mais de 50 municípios da Região Norte do Estado do Ceará reforça, nesta quinta-feira (29/09), seu compromisso com o bem-estar da população por meio de ações educativas e promoção de saúde. Colaboradores e pacientes terão acesso a atividades durante todo o dia. À noite, um evento na Praça São João de Sobral promovido pela unidade hospitalar em parceria com outras Instituições deve ofertar serviços de saúde à população e um passeio ciclístico em alusão à data.

No Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) há 14 milhões de pessoas com doenças do coração. O cardiologista e diretor técnico do Hospital do Coração e Sobral, Dr. Vicente Pontes Carvalho Júnior alerta para os riscos e destaca a prevenção como a melhor escolha. “As doenças do coração são responsáveis por cerca de 45% de todas as mortes ao redor do mundo, o que equivale a mais de 17 milhões mortes por ano. Estamos sempre incentivando nossos pacientes a realizarem check ups anuais e adotar a atividade física no seu dia a dia”, destaca.

Programação – Dia Mundial do Coração

7h às 11h
Educação em Saúde sobre cuidados com o Coração
Público-alvo: Pacientes e colaboradores
Local: In loco | Hospital do Coração de Sobral

13h às 17h
Educação Permanente sobre Interpretação de Eletrocardiograma
Público-alvo: Equipe Multiprofissional
Local: Auditório | Hospital do Coração de Sobral

18h às 21h
• 1° Pedal do Coração
• Educação em Saúde sobre cuidados com o Coração
Público-alvo: Aberto à população
Local: Praça São João em Sobral


Hospital do Coração de Sobral incentiva colaboradores na prática esportiva

A prática esportiva contribui para a melhoria da saúde e o aumento do bem-estar, da disposição e da produtividade na vida pessoal e profissional. Agora, além do grupo de ciclismo da Instituição, o Hospital do Coração de Sobral também está incentivando seus profissionais a participarem de outras práticas esportivas como o futsal e voleibol. Nos dias 22 e 23 de setembro, os profissionais estrearam em dois amistosos contra as equipes do SEST/SENAT.

Os funcionários que jogaram pela equipe de futsal ainda receberam kits de higiene pessoal do serviço de Responsabilidade Social do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral. “Esses momentos de prática esportiva fazem com que o espírito de equipe seja cada vez mais fortalecido, ocorrendo, inclusive, maior integração entre áreas diferentes. Além de ser um hábito saudável também”, explica o diretor de enfermagem do Hospital do Coração, Aristides Siqueira.


Membros de Grupo de Estudos em Saúde Mental da UFC promovem ações de bem-estar para pacientes internados no Hospital do Coração de Sobral

Com o objetivo de auxiliar o paciente em seu processo de adoecimento, visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização e promover ações de autocuidado nas Unidades de Terapia Intensiva e Unidades de Internação, o Hospital do Coração de Sobral recebeu no mês de setembro, acadêmicos de Psicologia e membros do Grupo de Estudos em Saúde Mental Interdisciplinar de Sobral (Gestus Mentis) da Universidade Federal do Ceará (UFC) para uma abordagem sobre saúde mental.

A ação teve a parceria do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da Instituição que realizou e apoiou ações da campanha Setembro Amarelo durante o mês. Na ocasião os pacientes puderam obter informações importantes sobre saúde mental e a atuação do médico psiquiatra e psicólogo para o cuidado sobre os transtornos mentais. Além disso tiveram também um momento de escuta com os acadêmicos que são supervisionados pela professora e médica especialista em Psiquiatria, Niedja Maruccy Gurgel da Cruz Grangeiro.

Participaram da ação os acadêmicos do curso de Psicologia da UFC, Rafael Yuri Sato, Diana Telles Sousa e Milena Maria Rocha Lopes.


Novos equipamentos doados pelo Hemoce proporcionam maior eficiência e agilidade para a Agência Transfusional do Hospital do Coração de Sobral

O Hospital do Coração de Sobral recebeu nesta quinta-feira (22/09) a doação de dois novos equipamentos que serão utilizados na Agência Transfusional, unidade responsável por todo o processo que envolve as transfusões de sangue e hemocomponentes realizadas na instituição. A doação foi realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

A aquisição de uma Incubadora e uma Centrifuga para utilização de cartelas possibilitará ao serviço da Agência Transfusional obter uma maior eficiência e agilidade na realização dos testes de grupos sanguíneos, proporcionando uma maior segurança aos pacientes e a equipe de trabalho. “Com os novos aparelhos alguns testes terão um tempo menor para ficarem prontos e o teste de fenotipagem que hoje é enviado para o Hemoce será realizado na própria agência, diminuindo assim o tempo de espera do resultado”, explicou a coordenadora de enfermagem do serviço, Rianelly Portela.

A Agência Transfusional do Hospital do Coração de Sobral é responsável por todo o processo que envolve as transfusões de sangue realizadas na instituição de saúde: realização das provas de transfusão, a verificação da tipagem sanguínea, a própria transfusão de sangue para os pacientes, a solicitação das bolsas de sangue ao Hemoce e o armazenamento do estoque de sangue. Ela atende todas as demandas clínicas, cirúrgicas e de urgências e sua equipe é composta por profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.


Funcionários do Hospital do Coração de Sobral são premiados pelo desempenho na segunda edição do Programa 5S

A organização do ambiente de trabalho pode influenciar em muito na qualidade das atividades realizadas e na produção das equipes e colaboradores e pode ser garantida pela aplicação do programa 5S dentro da organização. O Hospital do Coração de Sobral implantou o programa em 2021 e já garantiu maior sustentabilidade e a melhoria dos seus processos administrativos através do empenho dos seus colaboradores.

Nesta sexta-feira (16/09), a Instituição premiou com certificados e troféus os serviços da unidade e corporativos pelo bom desempenho na segunda edição do Programa 5S. Na ocasião, os funcionários também receberam uma homenagem pela recente conquista do certificado de Acreditado Nível 2 – ONA.

O objetivo do programa 5S é tornar o local de trabalho melhor, padronizando processos aumentando a eficiência, a satisfação dos colaboradores e a produtividade da organização. O programa ajuda a criar a cultura da disciplina para identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias.

Participaram do momento o diretor-geral do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Klebson Carvalho; o diretor técnico do Hospital do Coração de Sobral, Dr. Vicente Carvalho Pontes Júnior; o diretor de Enfermagem do Hospital do Coração de Sobral, Aristides Siqueira Costa; e o coordenador da Gestão da Qualidade, Kairo Cardoso.


Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral realiza I Simpósio de Segurança do Paciente

O Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, por meio dos Núcleos de Segurança do Paciente da Santa Casa e do Hospital do Coração de Sobral, promoveu nos dias 14 e 15 de setembro o I Simpósio de Segurança do Paciente da instituição. O evento contou com palestrantes renomadas em âmbito regional e nacional, e reuniu profissionais e residentes da instituição, além de estudantes da área, que puderam acompanhar discussões acerca das formas seguras de cuidar dos pacientes.

A mesa de autoridades foi composta pelo diretor-geral do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Klebson Carvalho Soares, pelo diretor técnico da Santa Casa, Dr. Vicente Lopes Monte Neto, pelo diretor técnico do Hospital do Coração de Sobral, Dr. Vicente Carvalho Pontes Júnior, pelo diretor de Enfermagem do Hospital do Coração de Sobral, Aristides Siqueira Costa, e pela administradora hospitalar, Dra. Maria da Conceição Nunes da Silva.

O simpósio apresentou diversos temas com atualização e discussão dialogada de cada temática abordada. A enfermeira coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Universitário de São Bernardo do Campo (SP), Renata Lima Gonçalves Caroccini, ministrou a palestra com o tema “Atendimento à segunda vítima”. A palestra sobre “Cultura Justa” ficou na responsabilidade da assistente social especialista em Gestão de Saúde e Auditoria, Manuela Arruda. A farmacêutica da UTI Adulto e Pediátrica do Hospital Regional Norte, Arkila Pinheiro Rodrigues de Sousa, ministrou a palestra sobre “Medicamento Seguro”, e encerrando o evento, a palestra sobre “Segurança do Paciente: Aplicabilidade da RDC 36” foi ministrada pela enfermeira Inês Élida Aguiar Bezerra.

De acordo com a enfermeira coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa, Irislane Oliveira, a relevância dos assuntos abordados no simpósio se tornam cada vez maior “São temáticas importantíssimas que trabalhamos ao longo de todo o ano. Todo esse esforço busca melhorar os nossos indicadores na assistência aos pacientes do Complexo Santa Casa”, ressalta.

O I Simpósio de Segurança do Paciente do Complexo Santa Casa de Sobral contou com apoio da Padaria Dom José, Padaria Dimas , Grendene, Delrio, Centro Universitário Inta (UNINTA), Viñas Buffet, Comissão do NSP da Santa Casa, e dos Serviços de Responsabilidade Social e Nutrição e Dietética da Santa Casa. 

Confira todas as fotos clicando aqui!


Novo diretor técnico do Hospital do Coração de Sobral é apresentado oficialmente

O Hospital do Coração de Sobral, unidade do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, apresentou oficialmente o novo diretor técnico da Instituição, Dr. Vicente Pontes Carvalho Júnior nesta terça-feira (13/09). Em agosto ele já havia sido apresentado aos coordenadores. A nomeação oficial foi assinada pelo provedor do Complexo, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos e pelo diretor-geral, Klebson Carvalho Soares, no Auditório do hospital.

Como diretor técnico ele irá executar o planejamento por meio da direção das atividades e do estabelecimento de um ambiente de trabalho integrado e coordenado, e de um clima organizacional propício para o alcance das metas, além de integrar e avaliar os sistemas e subsistemas operacionais da unidade.

A instituição recebeu neste ano o certificado de acreditação ONA nível 2, Acreditado Pleno – além de atender aos critérios de segurança, a unidade apresenta uma gestão integrada dos processos, promovendo ações de melhorias entre os serviços. De acordo com o novo diretor, as ações de qualidade serão cada vez mais incentivadas e apoiadas em sua gestão.

“A adoção de um sistema de gestão da qualidade em saúde é uma decisão estratégica e nos permite ser um diferencial no mercado. Nesse contexto apoiarei todas as iniciativas relacionadas à qualidade com o objetivo de conquistarmos o nível 3 ONA e mais certificações que comprovem nossa qualidade assistencial”,
 destacou o diretor técnico.

Também participaram da cerimônia o diretor de enfermagem do Hospital do Coração, Dr. Aristides Siqueira; o diretor técnico da Santa Casa, Dr. Vicente Neto; o diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), Dr. Sávio Arcanjo; e o ex-diretor técnico do Hospital do Coração, Dr. Joaquim David Carneiro Neto.  

Conheça

O novo gestor é graduado em Medicina pela Universidade CEUMA na cidade de São Luís no Maranhão. Concluiu a Residência em Clínica Médica na Santa Casa de Misericórdia de Sobral pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui especialização em Cardiologia Clínica e Cardiologia Intervencionista pela Beneficência Portuguesa de São Paulo. Atualmente, o médico exercia a função de coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital do Coração de Sobral.


Hospital do Coração de Sobral promove palestra sobre segurança no trânsito em parceria com a PRF

O Hospital do Coração de Sobral, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), promoveu na segunda-feira (12/09) a palestra “Trânsito Seguro”, para conscientização dos seus colaboradores sobre a importância da educação e da segurança no trânsito. Na ocasião, a instituição recebeu os agentes Carlos Alessandro Santos e Andre Luiz Moura da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que abordaram os riscos, dados estatísticos e cuidados relacionados à temática.

A parceria da Instituição com a PRF contribui para a conscientização dos colaboradores visando a redução de acidentes de trânsito durante o trajeto ao trabalho e até nos momentos de lazer. O evento ainda contou com o apoio das empresas NortMotos e Auge Motos que realizaram a doação de capacetes para realização de sorteios.

Estiveram pro diretor técnico do Hospital do Coração de Sobral, Dr. Vicente Carvalho Pontes Júnior; o diretor de enfermagem, Dr. Aristides Siqueira; o engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador do SESMT, Ramon Fontenele; a enfermeira do trabalho, Anny Caroline; e o presidente da CIPA, Breno Cavalcante.


Funcionários do Hospital do Coração de Sobral participam de roda de conversa com psicólogos

O Hospital do Coração de Sobral por meio do Grupo de Humanização promoveu, nesta segunda-feira (12/09), uma roda de conversa com psicólogos no auditório da Instituição. A ação integra as ações da campanha Setembro Amarelo, na qual as instituições se dedicam a conscientizar as pessoas sobre saúde mental e prevenção ao suicídio durante todo o mês.

Com o tema “Setembro Amarelo – A vida é a melhor escolha”, funcionários da unidade hospitalar puderam participar do momento que foi ministrado pelos psicólogos Maria Iana Sousa Oliveira, Bruna Oliveira Galvão e José Edberto Gadelha Rocha Junior. A iniciativa proporcionou um diálogo sobre saúde mental e autocuidado.

Na ocasião estiveram presentes o diretor técnico do Hospital do Coração de Sobral, Dr. Vicente Carvalho Pontes Júnior; o diretor de enfermagem, Dr. Aristides Siqueira; a presidente do Grupo de Humanização, Irmã Socorro Arruda; e a coordenadora do serviço de Responsabilidade Social, Ana Helena Vasconcelos.

Antes do momento, colaboradores receberam panfletos informativos e laços amarelos em alusão ao mês. Também foi realizada a dinâmica do abraço, que consistiu em acolher os funcionários que desejassem um abraço.


Hospital do Coração de Sobral promoveu 23 ações de Educação Permanente no mês de agosto

O Hospital do Coração de Sobral promoveu durante o mês de agosto, 23 ações de Educação Permanente. A ação visa atender as demandas de treinamento previstas no Plano Anual de Educação Permanente (PAEP) articulado em parceria com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, voltado para o aprimoramento da qualidade da assistência ao paciente e da melhoria dos processos administrativos.

Durante o mês foram realizados treinamentos sobre comunicação efetiva, aplicabilidade de normas regulamentadoras para auditores internos, cuidados e tratamento de equimoses e hematomas, processamento de produtos para a saúde, higienização e limpeza hospitalar, além de orientações gerais, prevenção e controle da Monkeypox.

Participaram das ações, profissionais da assistência e dos serviços administrativos da Instituição.