Comissões

Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS)

Finalidade: Elaborar, implementar, manter e avaliar o Programa de Controle de Infecção Hospitalar, visando a prevenção e controle das infecções hospitalares contribuindo para um atendimento de qualidade.

• Comissão de Lesão por Pressão

Finalidade: Implementar e gerenciar ações preventivas aos clientes com risco de desenvolver LP, visando assim criar mecanismos para minimizar efetivamente complicações de saúde.

• Comissão de Farmacovigilância

Finalidade: Contribuir para a avaliação dos benefícios, danos, efetividade e riscos dos medicamentos, incentivando sua utilização de forma segura, racional e mais efetiva; promover a compreensão, educação e capacitação clínica em farmacovigilância e sua comunicação efetiva ao público.

• Comissão de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde

Finalidade: Organizar as regras de manipulação, gerenciamento, orientação, armazenamento, recolhimento, bem como de transporte dos resíduos gerados no Hospital do Coração de Sobral.

• Comissão de Hemovigilância

Finalidade: recolher e avaliar informações sobre os efeitos indesejáveis e/ou inesperados da utilização de hemocomponentes, a fim de prevenir seu aparecimento ou recorrência.

• Comissão de Padronização de Medicamentos e Materiais Hospitalares

Finalidade: padronizar medicamentos e matérias hospitalares a serem utilizados na Instituição e assessorar a tomada de decisão para a seleção, padronização, aquisição, distribuição e uso dos medicamentos e materiais hospitalares dentro desta instituição de saúde.

Comissão de Proteção Radiológica

Finalidade: garantir que os equipamentos sejam utilizados e os procedimentos sejam executados de forma adequada, observando-se os regulamentos vigentes de proteção radiológica, além de recomendar as medidas necessárias para garantir o uso seguro dos equipamentos emissores de radiação, existentes na Instituição.

• Comissão Revisão de Prontuários

Finalidade: Conduzir os processos de avaliação dos aspectos éticos e legais, conforme Resolução CFM No 1.638/2002, que define o que é prontuário e torna obrigatória a criação da Comissão de Revisão de Prontuários. A Comissão de Revisão de Prontuários deve atuar em estreita comunicação com as Comissões de Ética Médica e de Enfermagem e segundo as disposições deste Regimento, que por sua vez baseia-se, especialmente, na Resolução CFM No 1.638/2002.

Comissão de Revisão de Óbitos

Finalidade: Revisar os casos de óbito e avaliar a qualidade da assistência oferecida na instituição, buscado as ocorrências de eventos adversos por falhas operacionais e técnicas e acidentes, possibilitando a correção dos mesmos de forma justa e transparente.

Comissão de Tecnovigilância

Finalidade: Monitorar, agregar e analisar as notificações de queixas técnicas e ocorrência de eventos adversos com suspeita de envolvimento de equipamentos, produtos de diagnóstico de uso in vitro e materiais de uso em saúde em serviços sujeitos a vigilância sanitária.

Comissão do 5S

Finalidade: Capacitar e motivar a todos que atuam na instituição para a adesão do programa 5s, bem como para a sua manutenção; Gerenciar e participar das avaliações da adesão do 5s na instituição.

Comissão de Ética de Enfermagem

Finalidade: Fortalecer o componente ético profissional de Enfermagem do Hospital do Coração de Sobral, por meio da análise das intercorrências notificadas, através das denúncias formalizadas e/ou auditoria.

• Comissão de Ética Médica

Finalidade: Supervisionar a ética profissional na Instituição, representando os Conselhos Regional e Federal de Medicina. Apresenta as funções opinativas, educativas e fiscalizadoras do desempenho Ético da Medicina.

Comissão Interna da Prevenção de Acidentes (CIPA)

Finalidade: Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Comitê da Experiência do Paciente

Finalidade: Estabelecer o alinhamento de boas práticas para o aprimoramento da experiência do paciente na instituição. A experiência do paciente, por sua vez, define-se pela somatória de todas as interações, moldadas pela cultura da organização, que influenciam a percepção do paciente por meio da continuidade do cuidado.

Comitê da Qualidade

Finalidade: Sensibilizar todos os profissionais que atuam no Hospital do Coração para utilização das ferramentas da Qualidade; Zelar pela padronização dos processos em todo o Hospital; Supervisionar a implantação dos manuais de todos os processos; Auxiliar a Gestão da Qualidade a promover e coordenar as ações, eventos que dizem respeito à qualidade; Assessorar e estimular os colaboradores em assuntos voltados a acreditação, qualidade e gestão; Desenvolver potencialidades e multiplicadores nos conceitos de Gestão da Qualidade.

Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN)

Finalidade: Executar, supervisionar e avaliar permanentemente todas as etapas da terapia Nutricional; Estabelecer contratos por escrito com serviços de terceiros, devidamente licenciados para operacionalização total ou parcial da Terapia Nutricional; Prestar informações e ou proceder a entrega de documentos para os órgãos competentes sempre que houver solicitação.

Grupo de Humanização

Finalidade: Estudar a Política Nacional de Humanização e pensar em estratégias para tornar o ambiente hospitalar mais humanizado para pacientes e profissionais.