Hospital do Coração de Sobral promove Blitz do Protocolo Sepse nas unidades assistenciais
O Hospital do Coração de Sobral promoveu na sexta-feira (05/08) a “Blitz do Protocolo Sepse”. A ação teve como objetivo capacitar os médicos e profissionais da enfermagem para identificar e tratar precocemente a Sepse. Na ocasião também foram instituídas ferramentas de rastreabilidade e controle do Protocolo na Instituição.
A Sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção que, popularmente, é conhecida como infecção generalizada. Pensando na segurança do paciente e na qualidade assistencial da unidade hospitalar, faz-se necessária a capacitação sobre Protocolo Sepse para que os profissionais sejam capazes de reconhecer os sinais e sintomas de sepse e providenciar a conduta imediata para que o tratamento possa ser feito.
“A ação foi um momento importante para o aprendizado, trocas de experiências e readaptações de acordo com a nossa rotina e fluxos de atendimento. Por meio desse treinamento de capacitação das equipes pretendemos promover a autonomia intelectual e assistencial dos profissionais, que resulta na melhora do desfecho dos pacientes diagnosticados com a Sepse”, explicou o enfermeiro João Breno, um dos facilitadores da ação, que contou também com a participação da Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS) da Instituição.